22 de out de 2018

Outubro Rosa - Autoexame

Olá meus amores!

O assunto de hoje será sobre Outubro Rosa que é uma campanha de conscientização, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 
E para fortalecer ainda mais essa campanha estou em um projeto com outras meninas, onde estaremos trazendo vários conteúdos sobre o assunto.

COMO SURGIU?
A Campanha Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil o Outubro Rosa é lembrado com à iluminação em rosa nos principais monumentos históricos. O objetivo é de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção da doença. 
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Outubro Rosa


Os autoexames regulares de mama e massagem mamária, são muito importantes, eles podem salvar vidas!
Obtenha exames clínicos de mama em seus exames físicos anuais e mamografias, caso seja necessário.

O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia especifico para repetir o autoexame todo o mês.

O que procurar?
Caroços (nódulos). Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio) Secreções mamilares existentes.

Como fazer?
No espelho observe o bico dos seios, superfície, o contorno das mamas.
Levante os braços e observe ainda no espelho se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas. 
Deitada com a mão direita apalpe a mama esquerda e faça movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos. Faça o mesmo com a mama esquerda.
No banho com a pele ensaboada ou molhada, eleve o braço direito deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Caso encontre algum nódulo ou secreção, procure seu medico "mastologista".

Prevenir aumenta 90% de chances de cura.

Então não deixem de se cuidar e de fazer o autoexame!

Na foto abaixo estão todas as blogueiras participantes desse projeto, visitem o Instagram delas, todas estão postando uma matéria bem legal sobre Outubro Rosa.

Campanha Outubro Rosa

Então é isso aí meus amores, espero que tenham gostado. E lembre se de se cuidar!

Até mais !!!
Outubro rosa, pense rosa, projeto outubro rosa, #juntassomosmelhoresbg, juntas somos mais fortes, prevenção ao câncer de mama, faça o autoexame de mama

4 comentários:

TATI RIBEIRO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL